Descrição dos dons - parte 2

EVANGELISMO
É a capacitação divina para comunicar o evangelho aos descrentes de modo eficaz, para que eles respondam com fé e busquem ao discipulado. As pessoas com esse dom: comunicam a mensagem de Cristo com clareza e convicção; buscam oportunidades para conversar com descrentes sobre assuntos espirituais; desafiam descrentes a darem um passo de fé e a se tornarem verdadeiros e frutíferos discípulos de Cristo; adaptam a apresentação do evangelho para atingir as necessidades do indivíduo; buscam oportunidades para construir relacionamentos (íntegros) com os descrentes.

RESUMO: Habilidade divina de comunicar com eficácia o Evangelho aos céticos, de forma que eles respondam na fé e caminhem rumo ao discipulado.


É a capacitação divina para agia à luz das promessas de Deus com confiança e fé, não duvidando da capacidade de Deus para cumpri-las. As pessoas com esse dom: crêem nas promessas de Deus e estimulam outros a fazer o mesmo; Agem com total confiança na capacidade de Deus em vencer obstáculos; demonstram uma atitude de confiança na vontade e nas promessas de Deus; levam adiante o reino de Cristo, porque elas avançam quando outros param; pedem a Deus aquilo que é necessário e confiam na sua provisão.

RESUMO: Dádiva divina de agir segundo as promessas de Deus, com confiança e crença resoluta em Sua capacidade de cumprir Seus desígnios.

CONTRIBUIÇÃO
É a capacitação divina em contribuir com dinheiro e recursos para a obra do Senhor com alegria da liberalidade. Pessoas com esse dom não se perguntam: “Quanto devo dar ao Senhor”, e sim “De quanto preciso para me sustentar?” As pessoas com esse dom: Administram suas finanças e limitam seu modo de viver para poderem contribuir com o máximo possível dos seus recursos; Apóiam ministério com contribuições sacrificiais para o avanço do Reino; suprem necessidades concretas para que haja crescimento espiritual; providenciam recursos, com alegria e de modo generoso, confiando na provisão de Deus; talvez tenham uma capacidade especial para ganhar dinheiro para que possam usá-lo no avanço da obra de Deus.

RESUMO: Capacidade divina de doar dinheiro e recursos à obra do Senhor, com alegria e liberalidade.

CURA
É a capacitação divina para ser um instrumento de Deus na restauração das pessoas. Pessoas com esse dom: demonstram o poder de Deus; trazem restauração aos doentes e enfermos; autenticam a mensagem de Deus pela cura; usam a cura como oportunidade para comunicar verdades bíblicas e glorificar a Deus; oram, tocam ou falam palavras que milagrosamente trazem cura para o corpo de alguém.

RESUMO: Permissão divina para ser o instrumento de Deus na restituição da saúde às pessoas.

AUXÍLIO (SERVIÇO)
É a capacitação divina para realizar tarefas práticas e necessárias que libertam, apóiam e suprem as necessidades de outros. As pessoas com este dom servem “por de trás” da cena quando é necessário apoiar os dons e ministérios dos outros; Vêem coisas práticas e concretas a ser feitas, e tem alegria em fazê-las; sentem o propósito de Deus e tem prazer em cumprir responsabilidades cotidianas; dão valor espiritual ao serviço prático; alegram-se em saber que o seu serviço libera outros a fazer o que Deus os chamou para fazer.

RESUMO: Habilidade divina para agregar valor espiritual à realização de tarefas práticas e necessária que libertem, apóiem e satisfaçam as necessidades dos outros.

HOSPITALIDADE
É a capacitação divina para cuidar de pessoas, providenciando comunhão, comida e abrigo. Pessoas com esse dom: propiciam um ambiente onde as pessoas se sentem valorizadas e cuidadas; conhecem pessoas novas e as ajudam a se sentir bem-vindas; criam um ambiente seguro e confortável onde relacionamentos podem ser desenvolvidos; buscam meios de unir pessoas em relacionamentos significativos; deixam as pessoas a vontade em ambientes desconhecidos.

RESUMO: Capacidade divina de cuidar das pessoas, proporcionando amizade, alimento e abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário