Descrição dos dons - Parte 1

Abaixo segue relação dos dons. Veja se você acertou:

1 Coríntios 12.8-10: Sabedoria, Conhecimento, Fé, Cura, Milagres, Discernimento, Línguas, Profecia, Interpretação das Línguas
1 Coríntios 12.28: Apostolado, Ensino, Auxílio, Administração,
Romanos 12.6-8: Encorajamento (exortação), Contribuição, Liderança, Misericórdia,
Efésios 4.11: Evangelista, Pastor
1 Pedro 4.9-10: Hospitalidade
Êxodo 31.3: Artesanato
1 Timóteo 2.1-2: Intercessão
Salmo 150.3-5: Comunicação criativa

Abaixo veremos a discriminação de cada dom. Isso ajudará a verificação se o que está descrito confere com aquilo que você está vivendo, praticando, muitas vezes sem saber.

APOSTOLADO
É a capacitação divina para começar e supervisionar o desenvolvimento de novas igrejas ou ministérios. As pessoas com esse dom: iniciam e estabelecem novos ministérios ou igrejas; adaptam-se às condições do ambiente por serem culturalmente sensíveis e abertas; desejam ministrar às pessoas não alcançadas em outras comunidades ou outros países; têm responsabilidades de supervisão sobre ministérios ou grupos de igrejas; demonstram autoridade e visão quanto à missão da igreja.

RESUMO: capacidade divina de iniciar e supervisionar o desenvolvimento de novas igrejas ou estruturas ministeriais.

ADMINISTRAÇÃO
É a capacitação divina para entender o que faz uma organização funcionar, e uma habilidade especial para planejar e executar os procedimentos que realizam os alvos do ministério. As pessoas com esse dom: desenvolvem estratégias ou planos para realizar alvos identificados; auxiliam os ministérios a se tornarem mais eficazes e eficientes; gerenciam ou coordenam as várias responsabilidades para o cumprimento de uma tarefa; organizam pessoas, tarefas ou eventos.
RESUMO: concessão divina para compreender o que faz funcionar uma organização, e capacidade especial de planejar e executar procedimentos que conduzam aos objetivos do ministério.

ARTESANATO
É a capacitação divina para elaborar criativamente e/ou construir itens a serem usados no ministério. As pessoas com esse dom trabalham com madeira, tecido, tintas, metal, vidro e outras matérias primas; fazem coisas que aumentam a eficácia dos ministérios dos outros; gostam de servir com as mãos e suprir necessidades tangíveis; elaboram e constroem itens tangíveis e recursos para uso no ministério; trabalham com vários tipos de ferramentas e são hábeis com as mãos.

RESUMO: Habilidade divina de projetar e/ou construir criativamente artigos que possam ser usados no ministério.

COMUNICAÇÃO CRIATIVA
É a capacidade divina para expressar a verdade de Deus através de várias formas de arte. As pessoas com esse dom: Usam as artes para comunicar a verdade de Deus; desenvolvem e usam habilidades artísticas como drama, literatura, arte, música, dança, etc.; usam variedade e criatividade para cativar pessoas e fazem com que elas considerem a mensagem de Cristo; desafiam através das formas de arte a perspectiva que as pessoas tem de Deus; desenvolvem novas formas de expressar o ministério e a mensagem do Senhor.

RESUMO: Dádiva divina de comunicar a verdade de Deus por meio de uma diversidade de formas artísticas.

DISCERNIMENTO
É a capacidade divina para distinguir entre a verdade e o erro, discernir os espíritos, diferenciar entre o bem e o mal, certo e errado. As pessoas com este dom: distinguem a verdade do erro, o bem do mal, motivos puros dos impuros; identificam atitudes enganosas em outras pessoas com precisão e de forma apropriada; determinam se uma mensagem atribuída a Deus é autêntica; reconhecem incoerências no ensino, mensagem profética ou interpretação; podem sentir a presença do mal.

RESUMO: Capacidade divina de distinguir entre a verdade e o erro, discernir espíritos, diferenciar o bom do mau, o certo do errado.

ENCORAJAR (EXORTAÇÃO)
É a capacitação divina para apresentar a verdade, de modo a fortalecer, consolar ou estimular, à ação, aqueles que estão desmotivados ou titubeantes na fé. As pessoas com esse dom: chegam ao lado daqueles que estão desanimados para fortalecê-los e firmá-los; desafiam, consolam ou confrontam os outros, a fim de que confiem e esperem nas promessas de Deus; estimulam outros à ação por aplicar a verdade bíblica; motivam outros a crescer; enfatizam as promessas de Deus e confiança na Sua vontade.

RESUMO: Concessão divina para apresentar a verdade de forma que fortaleça, conforte ou incentive à ação os que estão desencorajados ou vacilantes na fé.

Um comentário: