Descrição dos dons - parte 3

Retornando ao estudo dos dons. Na próxima edição, um estudo bíblico sobre dons de línguas.

INTERCESSÃO
É a capacidade divina para orar regularmente por outros, vendo resultados freqüentes e específicos. As pessoas com esse dom: sente-se constrangidas a orar com seriedade por alguém ou por uma causa; tem consciência das batalhas espirituais que estão sendo travadas diariamente e oram; são convencidas de que Deus age em resposta às orações; oram quando tocadas pelo Espírito, mesmo que não entendam; agem com autoridade e poder na proteção de outros e pela capacitação para servir.

RESUMO: Concessão divina para orar eficientemente em nome e em favor dos outros, alcançando assim resultados freqüentes e específicos.

INTERPRETAÇÃO
É a capacitação divina para transmitir ao corpo de Cristo a mensagem de alguém que fala em línguas. As pessoas com esse dom: respondem a uma mensagem dada em línguas, interpretando-a; glorificam a Deus e demonstram o seu poder através dessa manifestação milagrosa; edificam o corpo de Cristo, interpretando uma mensagem apropriada de Deus; entendem um idioma desconhecido e comunicam aquela mensagem ao corpo de Cristo; são, às vezes, proféticos quando interpretam línguas para igreja.

RESUMO: Capacidade divina de dar a conhecer ao corpo de Cristo a mensagem de alguém que fale em línguas.

CONHECIMENTO
É a capacitação divina para trazer a verdade ao corpo pelo discernimento ou entendimento bíblico. As pessoas com esse dom: recebem verdade que as capacita a servir melhor ao corpo; estudam as escrituras para obter discernimento, entendimento e verdade; adquirem conhecimento que não é obtido por meios naturais; tem sabedoria ou entendimento que servem à igreja; organizam informações para ensino e uso prático.

RESUMO: Capacidade divina para demonstrar entendimento e discernimento, servindo ao corpo na verdade, de maneira sobrenatural.

LIDERANÇA
É a capacitação divina de lançar uma visão, motivar e direcionar um povo para realização harmoniosa dos propósitos de Deus. As pessoas com esse dom: providenciam direção para o povo de Deus e para o ministério; motivam outros a usar o melhor de suas habilidades; apresentam a visão maior (geral) para que os outros entendam; dão exemplo prático dos valores do ministério; assumem responsabilidade e estabelecem alvos.

RESUMO: Capacidade divina de convencer, motivar e orientar pessoas a cumprir harmoniosamente os propósitos de Deus.

MISERICÓRDIA
É a capacitação divina para ajudar, com alegria e de forma prática, aqueles que sofrem ou tem necessidades; é a compaixão em ação. As pessoas com esse dom: concentram-se no alívio das fontes de dor ou sofrimento das pessoas; encaram as necessidades dos desamparados e solitários; expressam amor, graça e dignidade àqueles que enfrentam dificuldades e crises; servem em circunstâncias difíceis e desagradáveis com alegria; preocupam-se com assuntos sociais ou individuais que oprimem o povo.

RESUMO: Capacidade divina de ajudar com alegria e praticidade os que estão sofrendo ou passando necessidades.

MILAGRES
É a capacitação divina para autenticar o ministério e a mensagem de Deus através de intervenções sobrenaturais que O glorifiquem. As pessoas com esse dom: falam a verdade de Deus autenticada por um milagre; expressam confiança na fidelidade de Deus e em sua capacidade de manifestar Sua presença; trazem o ministério e mensagem de Jesus Cristo com poder; reconhecem Deus como fonte do milagre e O glorificam; representam a Cristo, e através do dom encaminham as pessoas a um relacionamento com Cristo.

RESUMO: Capacidade divina de autenticar o ministério e a mensagem de Deus por meio de intervenções sobrenaturais que O glorifiquem.

SABEDORIA
É a capacitação divina para aplicar verdades espirituais que de maneira eficaz suprem necessidades em situações específicas. As pessoas com esse dom: focalizam nas conseqüências não previstas para determinar os próximos passos a serem dados; recebem entendimento daquilo que é necessário para suprir as necessidades do corpo; providenciam soluções dadas por Deus no meio do conflito e da confusão; ouvem a provisão do Espírito dando direção para se atingir o melhor que Deus tem para uma determinada situação; aplicam verdades espirituais de modo prático e específico.

RESUMO: Capacidade divina de aplicar a verdade espiritual com eficiência, satisfazendo uma necessidade dentro de uma situação específica.

ENSINO
É a capacitação divina para entender, explicar claramente e aplicar a Palavra de Deus, resultando em vidas que se tornem mais semelhantes a Cristo. As pessoas com esse dom: comunicam verdades bíblicas que estimulam maior obediência à Palavra de Deus; desafiam os ouvintes com as verdades das escrituras de forma simples e prática; apresentam todo conselho de Deus para efetuar o máximo de mudanças nas vidas; dão atenção aos detalhes e à precisão; preparam-se através de um extenso tempo de estudo e reflexão.

RESUMO: Capacidade divina de entender, explicar claramente e aplicar a Palavra de Deus, fazendo com que a vida dos ouvintes se torne mais semelhante à de Cristo.

PASTOR
É a capacitação divina para nutrir, cuidar e guiar pessoas à maturidade espiritual e ser como Cristo. Pessoas com esse dom: assumem a responsabilidade de nutrir a pessoa como um todo, na sua caminhada com Deus; providenciam direção e supervisão a um segmento do povo de Deus; são exemplos em suas vidas daquilo que significa ser um verdadeiro e frutífero discípulo de Cristo; estabelecem confiança através de relacionamentos duradouros; lideram e protegem aqueles sob os seus cuidados.

RESUMO: Capacidade divina de nutrir, zelar e guiar as pessoas rumo à maturidade espiritual contínua e à imitação do exemplo de Cristo.

PROFECIA
É a capacitação divina para revelar (discernir) a verdade de Deus e proclamá-la de forma apropriada e relevante para entendimento, correção, arrependimento ou edificação; pode haver implicações imediatas ou futuras; as pessoas com esse dom: expõe pecado ou engano em outros para que haja reconciliação; falam uma palavra apropriada de Deus que causa convicção, arrependimento e edificação; percebem verdades que outros falham em perceber, desafiando-os a responder em obediência; alertam para o julgamento imediato ou futuro se não houver arrependimento; entendem o coração e a mente de Deus através das experiências vividas com Ele.

RESUMO: Habilidade divina de revelar a verdade e proclamá-la de forma oportuna e relevante para compreensão, correção, arrependimento e edificação.

LÍNGUAS
É a capacitação divina para falar, adorar e orar em um idioma desconhecido. Pessoas com esse dom podem receber uma mensagem espontânea de Deus, que é transmitida à Igreja pelo dom de Interpretação. As pessoas com esse dom: expressam com interpretação e pelo Espírito uma palavra que edifica o corpo; comunicam uma mensagem dada por Deus à Igreja. Falam num idioma que nunca aprenderam, adoram ao Senhor com palavras profundas, além da compreensão humana; experimentam uma intimidade com Deus que as estimula a servir e a edificar outros.

RESUMO: Habilidade divina de falar, adorar ou orar numa línguas desconhecida do interlocutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário