Os dons espirituais

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1 Coríntios 12.12)

Qual é o seu dom? O que é dom? Sou músico, isso é um dom? (descobrimos que não)! Como eu descubro o meu dom? Pra que servem os dons?
Iniciamos às quartas-feiras estudo bíblico sobre os dons espirituais, com a intenção de responder a essas e outras perguntas que temos feito sobre esse assunto. Nos próximos boletins será reproduzido aqui o que estudamos, para que toda a igreja possa ter esses estudos e buscar o conhecimento bíblico sobre os dons.
Os dons são fornecidos para utilização na Igreja. E para isso, precisamos ter em mente, de uma forma muito clara, o que é Igreja. Mas antes, seria interessante mencionar o que a Igreja não é: Ela não é um prédio. Ela não é uma organização jurídica (em sua essência). Ela não é uma entidade voltada à filantropia ou atividades sociais. Então o que ela é? A Igreja é um emaranhado de gente. As pessoas são a Igreja. Jesus disse: Onde houve dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles (Mateus 18.20). Isso é Igreja.
No original grego, a palavra igreja é ekklesia, que significa “chamar de fora”. Igreja é então: “os chamados para fora”. Uma reunião de pessoas chamadas para fora do pecado para a salvação; da morte para a vida; do inferno para o céu, da escravidão de Satanás para a liberdade de Servir ao Senhor.
Agora fica compreensível entender porque Paulo faz, em 1 Coríntios 12.12-31, referência a Igreja de Cristo como um CORPO. Um ajuntamento de pessoas “chamadas pra fora” formam um corpo (e não um prédio). E apenas para ilustrar: os cultos nos lares, às quintas-feiras, é a igreja reunida. Não por causa da casa ou templo, mas por causa das pessoas.
E um corpo precisa de uma cabeça. No caso da Igreja, Cristo é “a Cabeça”, conforme Colocensses 1.18 nos diz: Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia (Colossenses 1.18). O problema é que tem muito cristão que não entende essa verdade e quer ele ser a cabeça, o dono da igreja, transformando a igreja num palco de suas decisões, de suas vontades, como se a Igreja de Cristo fosse uma extensão do quintal da sua casa. Por isso muitas brigas e divisões dentro do corpo, pois confundem seus papéis. Quem comanda o corpo? A cabeça (e não a mão, o pé, o nariz, etc...).
Apenas na ficção é possível ver um corpo sem cabeça. A Igreja é o corpo de Cristo, e um outro motivo para essa ilustração é por ela ser um local de Adoração. Em 2 Coríntios 5.1-10, Paulo vai comparar nosso corpo com o tabernáculo do Antigo Testamento. O Espírito Santo habita em nós e agora nossa vida deve ser uma expressão constante de adoração. Mas a adoração também deve ser, agora numa visão ampliada, nesse corpo que é a Igreja. Por isso nos reunimos no templo, algumas vezes na semana, com outras pessoas, para adorar. Como um corpo. Alguns pensam que podem adorar em suas casas. Isso é possível em casos esporádicos. Mas como um corpo, precisamos estar juntos, onde a cabeça estiver.
O último aspecto do corpo é a sua unidade (1 Coríntios 12.12-31). Os membros não tem vontade própria. Eles obedecem à cabeça. Se um sofre, todos sofrem. Essa é a idéia. Por isso, quando eu abro minha boca pra ofender alguém, estou falando contra mim mesmo. Não estou machucando apenas aquela pessoa, mas a mim também. Qual é o segundo maior mandamento? Ame a teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22.39)
E pra que o Corpo existe? Ele existe pra ser guiado pela cabeça. Obedecer a cabeça. Jesus disse: Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt. 16.18) Esse é o primeiro e principal propósito da Igreja: Saber que nosso objetivo inicial é ser CORPO. Entendendo essa verdade, vamos obedecer o que Cristo (cabeça) espera que façamos, devidamente revelado na Bíblia Sagrada. E nisso, entra a missão da Igreja, que é Exaltar o Salvador, Capacitar os Santos e Evangelizar o Pecador.
E para que isso aconteça, somos presenteados com os Dons espirituais. Quem nos concede os dons? Como recebemos? Como utilizamos? Essas respostas serão fornecidas nos próximos estudos bíblicos. Não perca!

Pr. Lucas Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário