Obrigado, mulheres!

“E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” Gênesis 2.22 (esse foi o dia mais feliz para o homem)

Comemoramos hoje o dia internacional da mulher. O mundo se concentra em homenagear aquelas que com muita garra e determinação têm dado um colorido diferente ao nosso dia-a-dia. O machismo por muito tempo (e infelizmente ainda hoje em alguns lugares do mundo) faz da mulher apenas um objeto de procriação, sem voz ou participação em absolutamente nada.
Porém, a cada dia, degrau por degrau, essa realidade tem mudado e a mulher tem obtido reconhecimento e valorização da sociedade. Sua participação tem aumentado significativamente. Nas empresas, ocupando cargos de diretoria e presidência. Na política, temos mulheres na câmara dos deputados e no senado. No mundo, elas ocupam o poder, como a presidente da Argentina, Cristina Kirchner e a primeira ministra da Alemanha Ângela Merkel. E no Brasil, provavelmente em 2010, teremos uma candidata em potencial à presidência da República, que com certeza atrairá o voto de muitas outras mulheres.
Na igreja não poderia ser diferente. De mães e esposas elas têm ocupado cargos de lideranças em diretoria, nos ministérios. São elas quem nos ensinam na Escola Bíblica Dominical. A realidade nas igrejas é que os homens abriram mão de serem o “motor” da igreja com sua liderança, abrindo espaço assim para as mulheres, que com muita determinação e dedicação, têm conduzido a obra do Senhor.
Muitas igrejas já aceitam as mulheres como pastoras. No meio batista, isso ainda é um tabu, que em alguns anos, será completamente superado. Uma discussão sem propósito, principalmente por aqueles que defendem que uma mulher não pode pastorear o rebanho de Deus.
O fato é que a bíblia está recheada de passagens com participações importantes das mulheres, desde a prostituta Raabe, que escondeu os espias judeus em Jericó (e pela graça entrou na genealogia de Jesus), às mulheres que estavam ao pé da cruz de Jesus, em momento algum abandonando seu Mestre, sendo recompensadas por serem as primeiras a ver o Cristo ressurreto.
E poderia aqui discorrer muito sobre a importância delas no ministério de Jesus. A sensibilidade e a fé que permitem chegar aos pés do Mestre sem preconceito ou restrições. Fato é que na sua maioria quem se converte a Jesus, primeiro, são as mulheres, que são sua maioria nas igrejas.
O mundo escolheu essa data para chamar-nos a atenção para valorizar, respeitar e dignificar a mulher. Para nós cristãos, fica o desafio de deixar o preconceito de lado, olhando de igual para igual para essas que, com certeza, fazem toda diferença no mundo, na igreja, no nosso dia-a-dia, na nossa vida. Para nós, todo o dia deve ser o dia da mulher. Já imaginou nosso prejuízo, se tivéssemos que ficar 1 dia apenas sem elas? O trem às 18hs apenas com homens? Com toda certeza, a vida seria em preto e branco.
Vamos todo dia dar honra a essas guerreiras, batalhadoras, porém sensíveis companheiras e amigas, mães e irmãs, esposas e filhas, à essas mulheres abençoadas que o Eterno Deus nos deu.
Parabéns mulheres! Deus continue abençoando ricamente a vida de cada uma de vocês.


Pr. Lucas Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário