Não precisamos da presença de Deus

“Saul ordenou a Aías: Traga a arca de Deus. Naquele tempo ela estava com os Israelitas. Enquanto Saul falava com o sacerdote, o tumulto no acampamento filisteu ia crescendo cada vez mais. Então Saul disse ao sacerdote: Não precisa trazer a arca. Na mesma hora Saul e todos os soldados se reuniram e foram para a batalha.” 1 Samuel 14.18-20a.

Prioridade. Que palavrinha aparentemente insignificante, mas que com o passar do tempo, nos faz perceber como ela é importante. Prioridade está diretamente relacionada com escolhas. Nossas escolhas mostram onde estão nossas prioridades. O que é realmente importante para nós. Escolho um dia de diversão em detrimento a uma assistência a um hospital, por exemplo. Escolho ficar com a família a ganhar dinheiro fazendo horas extras. Escolho o futebol do que a Escola Bíblica Dominical.

Alguns preferem terminar os estudos a iniciar um relacionamento. Outros não. Cada um vai movendo sua vida de acordo com as suas prioridades, que são medidas pelos seus valores.
No episódio acima, o exército de Israel estava acuado e com medo e Jônatas, filho de Saul, toma uma atitude humanamente insana, mas divinamente aprovada, de ir para a batalha com seu escudeiro, confiando na mão do Eterno e Poderoso Deus. O Senhor dos Exércitos, através de Jônatas e seu escudeiro, consegue arrasar o exército filisteu.

Saul sem entender nada do que estava acontecendo, manda trazer a arca. Todos sabem que a arca representava a presença do próprio Deus. Parece que Saul quer prestar culto, ou consultar a Deus, ou adorá-lo. Porém, a atitude dela chama a atenção para a prioridade do seu coração: Tudo, menos o Senhor.

Interessante lembrar que esse acontecimento está exatamente no meio de outros dois muito mais conhecidos: Antes, Saul havia oferecido holocaustos, por que Samuel estava demorando em vir e os soldados estavam se dispersando (1 Samuel 13). Depois, ele será repreendido porque não exterminou completamente o povo amalequita, poupando o rei Agague e deixando o melhor dos animais, com o intuito de sacrificar (1 Samuel 15). Lendo os três textos, a impressão que tenho é que a prioridade de Saul era ser visto por seu povo, eram seus soldados, era fazer o que aparentemente ele pensava ser certo, quando não o era.

No texto acima, Saul vendo que “o bicho tava pegando”, ignora a presença de Deus e vai para a batalha. Não é a toa que perdeu seu reino. Que foi rejeitado por Deus. Que Davi foi o homem segundo o coração de Deus. Para Davi, o Senhor era sua prioridade máxima. Estar na presença do Senhor era a única coisa que importava para ele. Prova disso é o lindo salmo 42 (entre muitos outros).

Infelizmente, queridos irmãos, muitos em nossos dias agem como Saul, desprezando a presença de Deus em suas vidas. Como faço isso? Quando não medito em Sua Palavra. Quando não tenho uma vida de oração (e não falo daquela oraçãozinha feita na refeição, e quando é feita), quando não me importo com Seu Reino, quando não pratico seus mandamentos; Quando não tenho comunhão com meus irmãos e com Sua Igreja (cultos, atividades, etc).

Qual tem sido nossa prioridade? Família? Trabalho? Vida Social? Estudos? Namoro? Lazer? Dinheiro? Viagens? Onde, em sua lista, entra a presença de Deus? Em ter comunhão com Ele?
Li uma vez, num pára-choque de caminhão, a seguinte frase: “Você sem Deus, não é nada! Deus, sem você, continua sendo Deus!”

Quem, afinal de contas, precisa de quem?

Meu apelo é que não venhamos a fazer como Saul. Façamos como Davi! Hoje, agora, nesse exato momento que você está lendo esse artigo.


Pr. Lucas Ferreira