Dia dos Pais


Em Efésios 6.4, encontramos a seguinte ordem: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Em português o termo “pais”, normalmente é usado para designar o casal: o pai e a mãe. É o caso, por exemplo, de Lucas 2.43, onde lemos: “Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem.” Que o termo “pais” na narrativa de Lucas designa o casal fica claro pelo contexto. Em Lucas 2.48, por exemplo, lemos: “Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.” “Teu pai (pater) e eu” disse Maria. Portanto o termo “pais” usado em Lucas 2.43, designa o casal.
Seria este o caso do uso que Paulo faz em Efésios 6.4 ? Será que Paulo tinha em mente o pai e a mãe quando escreveu Efésios 6.4 ? Parece-nos que não. Há um detalhe nestes dois textos citados que passa despercebido ao leitor do texto em português. Em Lucas 2.43 o termo grego, claramente usado para designar o pai e a mãe, é “goneis” Mas em Efésios 6.4, Paulo usa outro termo, o que pode significar sentido diferente. Paulo usa “Pateres”, plural de “pater” que designa o pai em contraste com a mãe.
Sendo assim o apóstolo, em Efésios 6.4, coloca sobre os ombros dos homens a principal responsabilidade na criação dos filhos. Este é um detalhe que não pode ser ignorado. Muitos maridos entregam esta responsabilidade totalmente nas mãos de suas esposas. Omitem-se, esquivam-se e desculpam-se como se não fosse deles a responsabilidade de criar os filhos. Assim embora as mães não estejam de todo isentas desta responsabilidade, o peso maior dela cai sobre os ombros dos pais.
Quando Paulo diz que “o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja” (Efésios 5.23), significa que Deus nos deu a nós, os homens, a responsabilidade maior de assumir a liderança espiritual de nossas famílias. Você que é marido e/ou pai tem a nobre missão de liderar a sua família nas coisas do Espírito, tais como na vida de oração, no estudo da Palavra de Deus, na adoração, na ética e na conduta cristã. É responsabilidade nossa, dos homens, dar às nossas famílias a visão do seu propósito e missão, bem como moldar o padrão moral do lar.
A felicidade e o bem estar de nossas famílias dependem muito do nosso desempenho. Jamais encontrei uma família destroçada por causa de uma liderança semelhante à de Cristo. Mas conheço algumas famílias que sofrem terrivelmente porque o líder, representante de Cristo no lar, abdicou da liderança que Deus lhe conferiu, não tem visão moral, nem um conceito espiritual do propósito da família e, portanto lidera ninguém para lugar nenhum.
Encerro minha palavra citando John Piper, em seu livro “Teologia da Alegria”: “Uma propaganda de cigarro famosa retrata um machão despenteado, bronzeado e musculoso, com um cigarro pendurado do canto da sua boca. Por baixo está a frase: “O lugar do homem”. Mentira!!!
O lugar do homem é ao lado da cama dos seus filhos, conduzindo-os em devoção e oração.
O lugar do homem é na condução de sua família à casa de Deus.
O lugar do homem está em levantar cedo e sozinho para buscar de Deus visão e direção para a família.” Portanto, pais e maridos, o meu apelo a vocês neste dia dos pais é: tome o seu lugar. Lugar que Deus que lhe deu.

Rev. Paulo Ribeiro Fontes
Do blog.ebenezer.org.br