O valor da Palavra de Deus em um Salmo

“Bem-Aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor.” (Sl.119.1)
“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e Luz para os meus caminhos” (Sl.119.105)
“Escondi a tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” (Sl.119.11)
“Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.” (Sl.119.47)

Você quer saber quanto vale a Palavra de Deus? Leia o Salmo 119. Temos na Bíblia a resposta para todo tipo de assunto que precisarmos: Perdão, traição, egoísmo, amor ao próximo, família, casamento, educação de filhos, responsabilidade social, respeito às autoridades, aborto, homicídio, etc... E dentre esses e muitos outros, a própria Palavra de Deus. Temos muitas outras porções dentro da Bíblia que falam da Palavra de Deus e a valorizam, como 2 Timóteo 3.16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.”
Porém, não há texto mais apaixonante sobre a Palavra de Deus, a importância das leis, o resultado em obedecer, do que o Salmo 119. Não podemos direcionar um nome de sua autoria, pois o texto foi escrito anonimamente. Porém tamanha paixão do salmista pela Palavra de Deus produziu uma das poesias mais lindas e de estrutura mais difícil de todos os tempos.
Com um capricho e carinho de quem oferecia um sacrifício a Deus, o salmista investe seu tempo em produzir um salmo acróstico. Acróstico é quando você utiliza de forma poética um conjunto de letras iniciais dos versos que irão compor verticalmente uma palavra ou frase.
Nosso salmista resolveu utilizar as 22 letras do alfabeto hebraico para formar esse acróstico. Em algumas traduções da Bíblia, a cada 8 versículos existe um nome, começando por Álefe (’), Bete (B), Guímel (G), Dálete (D), Hê (H), etc. Ou seja, cada linha dentre esses 8 versículos, a primeira palavra começa com a letra referente ao alfabeto hebraico, totalizando assim os 176 versículos.
Quanto detalhe. Tanto carinho compare-se a de um jovem casal perdidamente apaixonado um pelo outro, que fazem cartões, bilhetes, faixas, loucuras de amor para demonstrar o amor que um sente pelo outro. E se não bastasse a estrutura desse salmo, o conteúdo é lindíssimo. E quantas vezes, ficamos tristes por ter que ler o salmo 119, por ser tão grande e demorado. Se compararmos um texto médio tem cerca de 20 versículos, esse salmo corresponde a quase nove capítulos.
Mas se o nosso coração estiver realmente inclinado à Palavra de Deus, leremos com alegria. E não apenas isso: praticaremos e sentiremos o que o salmista diz em cada linha desse salmo. Imagina se o salmista estivesse nos nossos dias, quando temos acesso aos escritos de todos os profetas. O que ele escreveria se lê-se os escritos dos evangelistas, sobre a vida de Jesus. Ou os escritos de Paulo, Pedro, Tiago. Acredito que seu coração não agüentaria.
Hoje temos a obra completa e liberdade para apreciá-la, e não o fazemos. Não nos alimentamos da Palavra e não deixamos que ela seja luz em nosso caminhar. Temos vergonha de carregar a Palavra do Nosso Deus, envergonhando da nossa própria fé, sendo, por tanto, vão aquilo que professamos.
Hoje, dia em que comemoramos o dia da Bíblia, que ela seja o primeiro alimento diário em nossas vidas. Que faça diferença não apenas num dia em que os homens dedicam em lembrá-la, homenageá-la, mas 365 dias num ano.

Pr. Lucas Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário