No lugar errado, na hora errada

Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom, e sitiaram Rabá; porém, Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí... (2 Samuel 11.1,2)

FÉRIAS! Ah! Como sonhamos com elas! Mal acabamos de sair de uma e já estamos pensando quando será a próxima. O tão merecido descanso, quer por 30 ou 15 dias, é comemorado em família ou sozinho. Mas o mais importante é a mudança radical da rotina, que é tão desgastante. Àqueles que podem fazer uma viagem de férias, realizam um planejamento minucioso, para que nada dê errado: revisão do carro; rotas e mapas até o local da viagem (se o passeio for de carro); informações turísticas e culturais do local a ser visitado (quesitos fundamentais para uma viagem a Ouro Preto/MG, Pelourinho/BA, Olinda/PE, Madri/ESP, Nova Iorque/EUA, etc...); contas que vencerão no débito automático ou com algum parente próximo ou amigos para o pagamento (ou você mesmo pela própria internet); Alguém que colocará comida para os seus cachorros, ou dormirá em sua casa em sua ausência.
Tudo isso e mais um pouco para que você possa se desligar completamente, sem se preocupar com o que ficou para trás e conseguir o verdadeiro descanso, para, em fim, poder passear relaxado e despreocupado.
Contudo, em nossa vida espiritual, isso não deve ser assim!
O descanso espiritual acontecerá apenas em duas situações: a morte ou o arrebatamento.
Pensamos, em algum momento de nossa vida, principalmente quando as coisas vão bem, que temos um leve momento de descanso das nossas lutas diárias e podemos dar uma relaxada, aliviar um pouco o stress causado contra o inimigo das nossas almas.
Grande engano.
Jesus nos diz que devemos ser simples como as pombas, porém, prudente como a serpente (Mt. 10.16).
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1Pe.5.8)
O diabo não descansa momento algum, tentando nos destruir. Por isso, a todo momento, em momentos de vitórias, descanso nas férias, aparente bonança, precisamos vigiar e manter nossas armas em riste.
Porém, nosso tão amado Rei Davi não teve esse discernimento. Nesse momento da história, ele já dispunha de glórias e respeito pela sua nação e pelos demais reinos (amigos ou adversários). Já havia conquistado tudo e mais um pouco, transformando Israel numa temida potência mundial.
Davi, um homem de guerras e para as guerras, estava no lugar errado, na hora errada.
O texto é claro em dizer que a história acontece no tempo em que os reis acompanhavam seu povo nas batalhas. E como era importante a presença do rei. Era um incentivo aos soldados, que eram motivados, diante do seu rei, a mostrar valentia e coragem. E eram recompensados por isso. O rei dava os comandos e fazia os acordos. Ordenava os ataques e as retiradas. Lembro da presença do rei no filme Coração Valente, onde William Wallace (Mel Gibson) levava o povo escocês à liberdade diante da tirania Inglesa.
Lendo o texto bíblico acima, penso que era assim que Davi deveria estar, mas não estava. Talvez sua prepotência tenha chegado a tal ponto de achar que o exército poderia vencer sem ele. Ou, “essa tá no papo”
A maior batalha que Davi perdeu não foi no campo, em uma guerra física, mas foi em sua casa, mais precisamente no terraço, em uma guerra espiritual. E aí vem a expressão daí...
Daí a derrota, a vergonha de não ter vigiado, de ter achado que estava tudo ganho, que não teria mais problemas, que era invencível. Davi relaxou e apanhou! E foi uma queda livre violenta, um abismo chamando outro abismo.
Mas isso não tira o brilho do grande homem de Deus que Davi foi. Seu quebrantamento, humildade e arrependimento, sua condição de adorador continuam a nos inspirar e buscar nele exemplos a serem seguidos. Mas, fica uma lição a todos nós: Se relaxarmos em nossa batalha espiritual, corremos o risco de estar no lugar errado na hora errada e sofrer as conseqüências disso. Nosso adversário não descansa. Nós também não podemos descansar.
Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Lc.21:36
com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos Ef.6:18

A orientação é orar e vigiar em todo tempo, a qualquer momento.

Adotemos em nossa vida espiritual o lema dos escoteiros: “Sempre Alerta”!

Pr. Lucas Ferreira