Não precisamos da presença de Deus

“Saul ordenou a Aías: Traga a arca de Deus. Naquele tempo ela estava com os Israelitas. Enquanto Saul falava com o sacerdote, o tumulto no acampamento filisteu ia crescendo cada vez mais. Então Saul disse ao sacerdote: Não precisa trazer a arca. Na mesma hora Saul e todos os soldados se reuniram e foram para a batalha.” 1 Samuel 14.18-20a.

Prioridade. Que palavrinha aparentemente insignificante, mas que com o passar do tempo, nos faz perceber como ela é importante. Prioridade está diretamente relacionada com escolhas. Nossas escolhas mostram onde estão nossas prioridades. O que é realmente importante para nós. Escolho um dia de diversão em detrimento a uma assistência a um hospital, por exemplo. Escolho ficar com a família a ganhar dinheiro fazendo horas extras. Escolho o futebol do que a Escola Bíblica Dominical.

Alguns preferem terminar os estudos a iniciar um relacionamento. Outros não. Cada um vai movendo sua vida de acordo com as suas prioridades, que são medidas pelos seus valores.
No episódio acima, o exército de Israel estava acuado e com medo e Jônatas, filho de Saul, toma uma atitude humanamente insana, mas divinamente aprovada, de ir para a batalha com seu escudeiro, confiando na mão do Eterno e Poderoso Deus. O Senhor dos Exércitos, através de Jônatas e seu escudeiro, consegue arrasar o exército filisteu.

Saul sem entender nada do que estava acontecendo, manda trazer a arca. Todos sabem que a arca representava a presença do próprio Deus. Parece que Saul quer prestar culto, ou consultar a Deus, ou adorá-lo. Porém, a atitude dela chama a atenção para a prioridade do seu coração: Tudo, menos o Senhor.

Interessante lembrar que esse acontecimento está exatamente no meio de outros dois muito mais conhecidos: Antes, Saul havia oferecido holocaustos, por que Samuel estava demorando em vir e os soldados estavam se dispersando (1 Samuel 13). Depois, ele será repreendido porque não exterminou completamente o povo amalequita, poupando o rei Agague e deixando o melhor dos animais, com o intuito de sacrificar (1 Samuel 15). Lendo os três textos, a impressão que tenho é que a prioridade de Saul era ser visto por seu povo, eram seus soldados, era fazer o que aparentemente ele pensava ser certo, quando não o era.

No texto acima, Saul vendo que “o bicho tava pegando”, ignora a presença de Deus e vai para a batalha. Não é a toa que perdeu seu reino. Que foi rejeitado por Deus. Que Davi foi o homem segundo o coração de Deus. Para Davi, o Senhor era sua prioridade máxima. Estar na presença do Senhor era a única coisa que importava para ele. Prova disso é o lindo salmo 42 (entre muitos outros).

Infelizmente, queridos irmãos, muitos em nossos dias agem como Saul, desprezando a presença de Deus em suas vidas. Como faço isso? Quando não medito em Sua Palavra. Quando não tenho uma vida de oração (e não falo daquela oraçãozinha feita na refeição, e quando é feita), quando não me importo com Seu Reino, quando não pratico seus mandamentos; Quando não tenho comunhão com meus irmãos e com Sua Igreja (cultos, atividades, etc).

Qual tem sido nossa prioridade? Família? Trabalho? Vida Social? Estudos? Namoro? Lazer? Dinheiro? Viagens? Onde, em sua lista, entra a presença de Deus? Em ter comunhão com Ele?
Li uma vez, num pára-choque de caminhão, a seguinte frase: “Você sem Deus, não é nada! Deus, sem você, continua sendo Deus!”

Quem, afinal de contas, precisa de quem?

Meu apelo é que não venhamos a fazer como Saul. Façamos como Davi! Hoje, agora, nesse exato momento que você está lendo esse artigo.


Pr. Lucas Ferreira

O sentido da vida

Estudo publicado pela revista britânica Journal of Humanistic Psychology diz ter concluí­do qual é afinal o sentido da vida. Pelo menos na visão de 17% (o maior grupo) das 200 personalidades marcantes cujas palavras foram analisadas por uma equipe de psicólogos americanos, “a vida é para ser desfrutada”. Entre os que partilhariam dessa visão estão o ex-presidente dos EUA Thomas Jefferson e a cantora Janis Joplin, que morreu aos 27 anos. Em segundo lugar, aparecem aqueles que acreditavam que o sentido da vida é “amar, ajudar e prestar serviços aos demais”. Neste grupo estão o fí­sico Albert Einstein e o líder indiano Mahatma Gandhi. Mas há também os pessimistas, para quem a vida simplesmente não tinha sentido. Onze por cento, segundo o estudo, pensavam dessa forma. Entre eles Sigmund Freud e os escritores Franz Kafka e Jean Paul Sartre. Finalmente, um menor número de estudados pensava que a vida é simplesmente “uma piada”. Entre os tais estão o cantor Bob Dylan e o escritor Oscar Wilde.
Acredito que se fosse entrevistado por este grupo de psicólogos, marcaria X em todas as alternativas. Estou entre aqueles que acreditam que o sentido da vida está em viver. O mistério da vida se resolve passo a passo, quando somos capazes de realizar com dignidade o sentido embutido em cada momento e situação. Por isso, o sentido da vida não se equaciona na elucidação dos grandes mistérios, nem no êxtase dos grandes eventos, feitos, ou experiências arrebatadoras. Harold Kushner disse que “tentar encontrar a Grande Resposta para a Grande Pergunta a respeito do problema da vida é como tentar comer a Grande Refeição, para nunca mais ter de se preocupar com a fome”. Jesus ensinou que devemos buscar o reino de Deus e sua justiça a cada dia, vivendo o hoje e deixando o amanhã nas mãos do Pai Celestial.
Amar, ajudar e prestar serviços aos demais? Claro. Egoí­smo e narcisismo são da mesma famí­lia da infelicidade, pois qualquer que pretenda encontrar sentido em si mesmo vai se decepcionar. Jesus ensinou que Deus é amor e, portanto, acredito na máxima que diz que quem “não vive para servir, não serve para viver”.
Mas há também os pessimistas, para quem a vida simplesmente não tem sentido. E com eles me solidarizo. Os filósofos existencialistas ocupam lugar de honra em minha biblioteca. Também faço suas perguntas. Também sofro a ausência de respostas para muitas delas. A Bí­blia ensina que os dias são maus, pois esse mundo é mau, já que tem como seu deus o Maligno. Não fosse a paz que Jesus dá, paz que o mundo desconhece, eu não suportaria a maldade e as fatalidades que acometem pessoas inocentes e, se não totalmente inocentes, certamente não mais culpadas do que eu.
A afirmação de que a vida é simplesmente “uma piada” também faz eco no meu coração. Mark Twin disse que “ninguém tem mais saúde do que aquele que é capaz de rir de si mesmo”. Por isso é que Deus de vez em quando “morre” de rir (Salmo 2.4). Que pena que os pessimistas que consideraram a vida uma piada riram sozinhos, melancólicos, irônicos e se deixaram vencer pelo cinismo e a amargura de alma. Que pena que não aprenderam a rir com Deus. Deus logo após se rir da patética configuração que os homens deram ao mundo, começou a chorar. E porque tanto amou os homens e seu mundo, invadiu a história para redimir tudo com o poder da cruz de Jesus e a vida que deixou vazio o túmulo onde o sepultaram.
Imagino como se comportariam Thomas Jefferson e Janis Joplin, Albert Einstein e Mahatma Gandhi, Sigmund Freud, Franz Kafka e Jean Paul Sartre, Bob Dylan e Oscar Wilde, na maioria dos auditórios evangélicos, por exemplo, na cidade de São Paulo, no próximo domingo. Fico a me perguntar se ouviriam algo que lhes fizesse sentido, uma palavra relevante, uma resposta inteligente. Considero se ficariam impressionados com a reverência no ambiente ou se seriam tomados de temor diante de um povo em profunda adoração. Devo confessar minha incredulidade. Acho que sairiam sacudindo a cabeça, indiferentes, ou até mesmo com mais motivos para o cinismo, o pessimismo, a blasfêmia e a chacota. Paradoxalmente, isto não me desmotiva, nem enfraquece minha fé. Na verdade, revigora minha fé e me faz ser grato a Deus, pelo Espírito Santo que constrange o coração humano, razão pela qual as pessoas continuam sendo convertidas a Deus. Pessoas que eu jamais acreditaria fossem se converter. Inclusive eu.


Pr. Ed René Kivitz

Dia dos Pais


Em Efésios 6.4, encontramos a seguinte ordem: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Em português o termo “pais”, normalmente é usado para designar o casal: o pai e a mãe. É o caso, por exemplo, de Lucas 2.43, onde lemos: “Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem.” Que o termo “pais” na narrativa de Lucas designa o casal fica claro pelo contexto. Em Lucas 2.48, por exemplo, lemos: “Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.” “Teu pai (pater) e eu” disse Maria. Portanto o termo “pais” usado em Lucas 2.43, designa o casal.
Seria este o caso do uso que Paulo faz em Efésios 6.4 ? Será que Paulo tinha em mente o pai e a mãe quando escreveu Efésios 6.4 ? Parece-nos que não. Há um detalhe nestes dois textos citados que passa despercebido ao leitor do texto em português. Em Lucas 2.43 o termo grego, claramente usado para designar o pai e a mãe, é “goneis” Mas em Efésios 6.4, Paulo usa outro termo, o que pode significar sentido diferente. Paulo usa “Pateres”, plural de “pater” que designa o pai em contraste com a mãe.
Sendo assim o apóstolo, em Efésios 6.4, coloca sobre os ombros dos homens a principal responsabilidade na criação dos filhos. Este é um detalhe que não pode ser ignorado. Muitos maridos entregam esta responsabilidade totalmente nas mãos de suas esposas. Omitem-se, esquivam-se e desculpam-se como se não fosse deles a responsabilidade de criar os filhos. Assim embora as mães não estejam de todo isentas desta responsabilidade, o peso maior dela cai sobre os ombros dos pais.
Quando Paulo diz que “o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja” (Efésios 5.23), significa que Deus nos deu a nós, os homens, a responsabilidade maior de assumir a liderança espiritual de nossas famílias. Você que é marido e/ou pai tem a nobre missão de liderar a sua família nas coisas do Espírito, tais como na vida de oração, no estudo da Palavra de Deus, na adoração, na ética e na conduta cristã. É responsabilidade nossa, dos homens, dar às nossas famílias a visão do seu propósito e missão, bem como moldar o padrão moral do lar.
A felicidade e o bem estar de nossas famílias dependem muito do nosso desempenho. Jamais encontrei uma família destroçada por causa de uma liderança semelhante à de Cristo. Mas conheço algumas famílias que sofrem terrivelmente porque o líder, representante de Cristo no lar, abdicou da liderança que Deus lhe conferiu, não tem visão moral, nem um conceito espiritual do propósito da família e, portanto lidera ninguém para lugar nenhum.
Encerro minha palavra citando John Piper, em seu livro “Teologia da Alegria”: “Uma propaganda de cigarro famosa retrata um machão despenteado, bronzeado e musculoso, com um cigarro pendurado do canto da sua boca. Por baixo está a frase: “O lugar do homem”. Mentira!!!
O lugar do homem é ao lado da cama dos seus filhos, conduzindo-os em devoção e oração.
O lugar do homem é na condução de sua família à casa de Deus.
O lugar do homem está em levantar cedo e sozinho para buscar de Deus visão e direção para a família.” Portanto, pais e maridos, o meu apelo a vocês neste dia dos pais é: tome o seu lugar. Lugar que Deus que lhe deu.

Rev. Paulo Ribeiro Fontes
Do blog.ebenezer.org.br

Orientação aos membros da PIBFR referente à nova gripe - Influenza A (H1N1)


Queridos irmãos

Graça e Paz!

Estamos vivendo um período de muita preocupação com essa Nova Gripe. O que estava longe do Brasil até algumas semanas atrás, agora está perto de nossa cidade, de todos nós.

É um inimigo invisível, porém, em condições de ser combatido.

Escolas, creches (público e privado) suspenderam o retorno às aulas. As aglomerações e a falta de cuidado com a higienização pessoal são os maiores aliados desse nosso novo inimigo.

Por isso, a Liderança da PIBFR tomou algumas medidas e seguem algumas orientações a seus membros, até que tenhamos informações de que essa situação está sob controle.

Nossas Atividades:

Culto de Adoração (domingo, 18h30m) – sem alteração.
Tarde da mulher (terça, 14h) – sem alteração.
Culto de Oração (quarta, 19h30m) – sem alteração.
EBD (domingo, 17h) – Classe única no templo para pré e adolescentes, jovens e adultos. Crianças dividirão o espaço do salão social.
Pequenos Grupos (quinta, 20h) – suspenso.

Estão proibidas reuniões ou atividades em salas fechadas e com difícil circulação de ar.

Aos irmãos que estiverem doentes (não apenas gripados, mas qualquer doença), recomendamos ficar em casa até sua total recuperação.

Às mamães grávidas e/ou com recém nascidos, o mesmo procedimento, já que estão no grupo de risco.

Essas medidas terão inicialmente duração durante esse mês de agosto. Sabemos que esse problema maior se dá durante o inverno. Podemos prorrogá-las ou antecipá-las.

Higiene Pessoal

Se você freqüentou algum lugar público, como banco, casa lotérica, trem, etc... deve constantemente lavar as mãos com água e sabão.

Se você teve que ir a algum hospital (e tente evitar isso ao máximo nesse período), procure colocar imediatamente suas roupas para lavagem e tome bom banho quando chegar à sua casa.

Muito cuidado com suas mãos. São elas que podem conduzir o vírus para dentro do seu organismo (em contato com boca, nariz e olhos).

Evite muito contato pessoal com quem quer que seja. Falar muito pertinho pode transmitir o vírus. Beijos, abraços, etc... podem ser prejudiciais nesse momento delicado que vivemos.


Por fim, creio meus irmãos que nosso Deus é infinitamente mais poderoso que esse vírus e com o sopro de sua boca pode varrê-lo da face da terra. Porém, precisamos ser sensatos e fazer a nossa parte.

Não há motivos para medo e pânico. Mas devemos sim estar vigilantes.

Fico a sua disposição para quaisquer outras dúvidas que necessitarem de esclarecimentos sobre esse assunto.


Que Deus nos abençoe.





Pr. Lucas Ferreira

Agradecimento

A todos que colaboraram para a execução do Treinamento para professores que se realizou ontem, em especial às irmãs Helena Damasceno, Matilde e Neide.

Aos professores que participaram, que o Senhor abençoe. Aos que não puderam comparecer, esperamos nos ver na próxima oportunidade.

Ministério EBD

1º domingo do mês de agosto - Dia do Adolescente Batista

Hoje a nossa denominação celebra “o dia do adolescente batista” e por esta razão o culto está na direção deles. Em que pesem as preocupações e os desacertos que sempre acompanham os adolescentes eu posso dizer que é um grande privilégio conviver com eles, rir com eles, às vezes chorar com eles. É bom vê-los, amadurecer, progredir. É sempre interessante ouvi-los nas questões que levantam, nas soluções que propõem. A Igreja precisa amar os seus adolescentes. Amar os que cuidam deles.

No “O Jornal Batista” desta semana há um artigo escrito por uma adolescente- Mariana. Ela tem 16 anos e é membro da Igreja Batista de Barão da Taquara. Vamos deixar ela falar com a gente:

“Por acaso você já ouviu (ou falou) frases do tipo “ esses adolescentes de hoje...” ou “No meu tempo não era assim...”?

É...realmente, ser adolescente nesses tempos atuais não é tão simples. Tem o colégio, a faculdade, o estágio, e como o mercado de trabalho tá muito exigente, faz-se curso de inglês, espanhol, informática...Ah, Ah, ainda tem a academia, os amigos, o fim de semana, a Internet, as discussões básicas com os pais... Ufa! E DEUS nessa história?

Às vezes, por essa afobação toda, a gente acaba não dando tempo suficiente que deveríamos dar a Ele. Em alguns casos, só nos lembramos de Deus quando esta mos em maus lençóis.

É uma decisão importante seguir a Deus, hoje. O mundo recrimina o cristão, zomba dele, e uma das coisas que adolescentes simplesmente detestam é ser alvo de zoação da “galera”, isso sem contar aquela vontade louca de fazer coisas que com certeza não agradariam a Deus, mas que todo mundo faz. Então, por que segui-lo? Houve uma época em que eu me questionava muito isso, até que Deus me pôs diante dos olhos como ele muda a vida daquele que crê.

Quando me mudei pra escola em que eu estou estudando hoje (tô no 2° do Ensino Médio), conheci uma menina. Fiz amizade, mas percebi que ela não era boa influência e resolvi me afastar um pouco. Acho que ela levou como uma afronta e começou a me provocar. Me zoava na frente dos outros para que eu ficasse com raiva e perdesse a paciência. Nossa! Eu tinha vontade de voar encima dela , mas em vez de fazer isso, eu orava por ela todos os dias. Até que um dia uma colega nossa a levou uma igreja e ela se converteu. A garota deu um giro de 180° na vida. É uma pessoa maravilhosa, agradável e firme em Cristo. Nem parece quem era antes.

Então, por que segui-lo? Simples - porque Ele transforma vidas. É claro que a nossa vida muda quando aceitamos a Cristo, mas não quer dizer que a gente não pode mais falar, e encontrar e sair com os amigos não-crentes. Tem é que ser luz no meio deles, não ter vergonha. Eles até zoam um pouco, mas, no fundo, têm uma admiração enorme pela gente, pode crer e isso pode ajudá-los a mudar de postura, pois eles vão ver que crente não é aquele chato, feio, ridículo, que só fala em Bíblia o tempo todo, como muita gente pensa, e sim que é uma pessoa bonita, gente fina, engraçada, “sangue bom”, divertida e que, além da Bíblia, tem também outros assuntos interessantes pra conversar.

E ainda tem aquela delícia de ir à igreja domingo, rever os amigos de lá, prestar adoração e louvor a Deus com eles, conversar sobre os assuntos da ‘Bíblia.., e marcar aquele culto pra quinta, cinema pra sexta e praia pro sábado... Não tem coisa melhor!

Você que é adolescente, procure fazer algo importante na sua igreja. Participe do grupo de louvor, ou discipulado, coreografia...você se sentirá maravilhosamente bem estando ativo (a) na obra do Senhor. Ah, se você não vai com a cara de alguém, ou vice-versa, ore por esse alguém. Vai ver como funciona.
Pra você que é pai de adolescente, saiba conversar com ele e ouça muito que seu filho, sua filha, tem a dizer. Eles não são mais criança; e adolescentes têm bastante necessidade de serem ouvidos.

Finalizando, uma passagem da Bíblia que adoro: “Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco. Lembre –se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer na vida’” (Eclesiastes 11.9-10; 12.1).

Jesus Cristo te ama!”